• SUCO DETOX NÃO EXISTE

    Desintoxicar o organismo, perder peso rápido e "dar um descanso" para o aparelho digestivo são algumas das promessas dos famosos sucos detox. No entanto, segundo alguns especialistas ouvidos pelo jornal "Folha de S.Paulo", parte do que é prometido não condiz com a realidade dos benefícios dos sucos. Além disso, eles alertam para os perigos que uma dieta puramente líquida pode apresentar.
    Dentre as práticas adotadas por quem adere à dieta dos sucos, está o "day detox" (dia de desintoxicação, em tradução livre): no dia, só se pode consumir líquidos, entre chás, sucos e água. Quem quer perder mais peso adota o "day detox" por mais tempo: a promessa é de eliminar cerca de 1kg por dia. Porém, de acordo com o nutrólogo Celso Cukier, só tomar sucos pode levar à desnutrição, uma vez que eles não possuem todos os grupos de alimentos necessários para o funcionamento do organismo. 
    Já a nutricionista Luciana Setaro destacou os benefícios dos sucos, mas alertou sobre a necessidade de se consumir alimentos sólidos para uma dieta completa. "O suco faz bem porque aumenta a ingestão de vitaminas e de fibras que ajudam no funcionamento do intestino", pontuou. Segundo ela, uma boa ideia seria trocar o lanche da manhã por um copo de suco detox, mas jamais deixando de consumir pratos ricos nos nutrientes necessários à manutenção da saúde do indivíduo. 
    "Desintoxicante" 
    Os sucos detox de fato possuem diferentes antioxidantes que ajudam a combater radicais livres. Porém, segundo especialistas, não se pode afirmar que eles "limpam" o organismo. 
    "É um argumento marqueteiro. Nosso corpo tem mecanismos naturais de desintoxicação. O fígado e o sistema renal são responsáveis por isso. E nosso sistema digestivo não precisa de descanso", diz o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.
    Suco detox pode ajudar com suas fibras e nutrientes, mas não é base para alimentação de ninguém. Não esqueça disso.